quinta-feira, 4 de março de 2010

Francisco Sá Carneiro - O apelo do Partido Social Democrata dirige-se a todos os portugueses e visa restituir ao País uma esperança nova

Francisco Sá Carneiro - Discurso de Encerramento no VI Congresso do PSD - Lisboa - 2/7/78

No PSD não há urbanos e rurais, não há liberais e socialistas, não há massas e vanguardas. Há, sim, os portugueses e sociais-democratas que todos somos.

Somos um Partido nacional pela implantação, pela mentalidade, pelo Programa e pela prática da acção. Visamos a transformação da nossa sociedade de harmonia com o querer dos portugueses, respeitando os seus valores e o seu sentido histórico. É à luz destes que tem de ser pensado, delineado e executado o projecto de salvação nacional que há-de mobilizar os portugueses para vencer o desânimo e a apatia para a qual foram conduzidos pela demagogia, sectarismo, oportunismo e mentira de quantos se têm servido da política para satisfação dos seus interesses partidários e pessoais.

O apelo do Partido Social Democrata (…) dirige-se a todos os portugueses e visa restituir ao País uma esperança nova de que algo de fundamental pode mudar na actual situação portuguesa transformando a "mediocracia" em que nos vamos afundando num regime em que a Pátria, a liberdade, a igualdade e a solidariedade não sejam palavras vãs.

Para tanto temos de dinamizar a vida nacional e de restituir às pessoas um mínimo de esperança e de confiança fazendo-as sair da apatia em que se encontram e conquistando-as para a democracia activa.

(As referências deste texto foram retirados do Site do Instituto Francisco Sá Carneiro – Da obra digitalizada de Francisco Sá Carneiro - http://www.institutosacarneiro.pt/archive/doc/volume_cinco.pdf)

Sem comentários: